Boccia

O boccia destina-se a pessoas com paralisia cerebral e doenças neuro-degenerativas, que utilizam cadeira de rodas para se deslocar. 
Trata-se de um jogo de precisão que obriga um bom controlo motor, de modo a proporcionar bons lançamentos e cujo objetivo consiste na marcação do maior número de pontos através do lançamento de séries de 6 bolas (vermelhas ou azuis) em direção a uma bola alvo de cor branca.     
O atleta pode lançar, pontapear ou usar um dispositivo auxiliar tipo goteira ou calha para fazer rolar a bola. 
O boccia é atualmente e de forma inquestionável o desporto com maior expressão para portadores de deficiência (paralisia cerebral e outras patologias).

É um jogo de precisão de movimentos, de estratégia e de controlo emocional que apresenta contributos fundamentais para a reabilitação e educação/formação dos seus praticantes.

Nesta modalidade não existe divisão por sexos (é um desporto misto) mas sim por classes (BC1, BC2, BC3 e BC4) e pode ser jogado individualmente, por pares ou por equipas de três jogadores. 

O boccia de recreação é o elo fundamental para a inclusão dos alunos praticantes, permitindo interações mais fortes com os seus colegas e professores, dando assim uma oportunidade de enriquecimento pessoal, tal como, satisfação do desejo da prática desportiva. Mesmo que o utente apresente inúmeras “incapacidades” motoras, é possível que este viva com intensidade o jogo e o desfrute com entusiasmo.





Dimensões do Campo de Boccia



Se quiseres aceder a mais informação sobre este desporto podes clicar na imagem seguinte:





Sequência de vídeos (colombiano) muito explícitos e completos sobre todas as particularidades do boccia:

Clicar na imagem para ver os vídeos





Sem comentários:

Enviar um comentário